Quem sou eu

Minha foto
Brazil
"Sou quem dança, sou quem toca, quem na orquestra desafina, quem delira sem ter febre, sou o par e o parceiro, das verdades a desconfiança..." (Delírio, Secos e Molhados)

domingo, 3 de outubro de 2010

Hoje foi dia de VOTAR!

Mais uma eleição em nosso país e mais uma vez elegemos as mesmas pessoas!
Fico me perguntando o por quê, se passamos 4 ou 8 anos reclamando das ações e atitudes de quem estava no poder?????
Só posso imaginar duas respostas.
1a. Não temos coragem de mudar, mesmo podendo mudar.
2a. Somos "burros" demais para perceber que existe sim a possibilidade de mudar.
Ouvi inúmeras pessoas dizendo que é inútil votar em fulano ou em ciclano, mesmo sabendo que este ou aquele têm a melhor proposta, já que ele ou ela não vão ganhar mesmo!!
É claro que não vão, enquanto a gente achar que deve votar só em quem vai ganhar.
Juro que não consigo entender isso!!
Neste país, mais do que qualquer coisa, falta investimento em educação.
Se investíssemos mais em educação, economizaríamos em segurança pública, em saúde pública, gastaríamos menos do dinheiro público recuperando obras depredadas da nossa infra-estrutura, ocuparíamos vagas de empregos que estão sem possibilidade de serem preenchidas, por falta de especialização da força de trabalho, geraríamos fundos em áreas que dão muito mais dinheiro do que a agricultura, como a tecnologia, por exemplo, entre muitos outros exemplos...
Mas, somos historicamente um país agrícola e seremos assim por muito tempo ainda. Pelo visto, nosso negócio é capinar, em vez de simplesmente apertar o botão.
Sabe-se que nossa biodiversidade poderia gerar muito mais dividendos ao país do que a mega safra de soja. Mas a bancada ruralista - que está se reelegendo, inclusive - quer ampliar a área para plantio, e justifica isso dizendo que o país precisa da agricultura. SIM, precisamos, maaaassss quem de vocês come soja, apenas soja????
Nós comemos arroz, feijão, batata, mandioca, outros vegetais, e mais uma infinidade de produtos agrícolas que são produzidos pelos pequenos agricultores. Nossa carne é bovina, que come pasto, mas também suína, que come ração a base de milho, bem como nossos frangos. Porém nossa safra de milho não abastece a produção pecuária. Nos falta farinha de trigo, temos que importá-la. Mas achamos ótimo quando os poderosos chefões da soja divulgam suas super safras.
O dinheiro da exportação da soja é bom para o país, mas ganharíamos muito mais exportando tecnologia conseguida a partir dos estudos da nossa biodiversidade e sem desmatar um hectare sequer. Isso chama-se valor agregado!
O pequeno agricultor brasileiro não está desmatando a Amazônia, nem destruindo o Cerrado. Ele está praticamente morrendo de fome, porque não consegue plantar tudo o que precisa para sua família comer, que dirá gerar sobra para vender e poder comprar aquilo que não pode ser produzido ali mesmo.
No entanto os grandes da agricultura, estes estão milhonários.
Quando alguém propõe governar o país estabelecendo limites de área para a propriedade agrícola, a gente pensa que é um comunista imbecil que quer limitar o crescimento econômico do indivíduo.
Lembre-se que você não come soja, e reflita: para que tanta terra em mãos de uns poucos produtores que produzem coisas que não comemos e tão pouca terra para aqueles que criam algumas vaquinhas que dão o teu leite, alguns suínos, algumas de árvores frutíferas???
 Não sabemos pensar nestas coisas! E por que não sabemos? Porque nossa educação é ridícula, porque não aprendemos quase nada em nossas escolas, porque nossos professores estão cansados demais pra dar uma aula expositiva-dialógica, onde o aluno tem espaço pra falar, pra argumentar, pra discordar, pra polemizar...
... Cansados demais!!!! Então você, aluno, entra na sala de aula, copia alguma coisa, resume o livro didático, resolve alguns exercícios, faz de conta que lê e fica tudo assim... Quando alguém está cansado demais, não consegue falar muito, nem ouvir muito, que dirá abrir espaço para discussões... faz de conta que ensino e tu faz de conta que aprende e terminamos a aula. Sai todo  mundo feliz, achando a maior graça do menos esforço realizado.
Aí sem pensar em nada saimos de nossas casas pra votar. Votamos sempre nos mesmos, talvez pelo mesmo menor esforço de sempre, e ainda nos sentimos dignos a reclamar da sequência de anos em que somos governados pelas mesmas diretrizes, em que convivemos com os mesmos problemas de segurança, de saúde, de falta de trabalho digno e de remuneração capaz de nos sustentar com o mínimo de lazer a que temos direito, garantido pela constituição.
Lazer este que poderia ser reivindicado por pessoas mais conscientes do que existe ao seu redor, do quanto perdeu com a poluição do riacho que passa perto da sua casa porque não há saneamento básico, do quanto perdeu com o crescimento sem planejamento da sua cidade porque ninguém foi capaz de pensar nisto antes.
PENSAR: ato que diferencia a humanidade da animalidade, mas que se aprimora com a educação, fonte de estímulo para o pensar.

QUANDO É QUE TEREMOS CORAGEM DE USAR DA PRÓPRIA CORAGEM PARA PENSAR NAS COISAS QUE NOS AFLIGEM E USAR DAS ARMAS QUE TEMOS PARA ESCOLHER DE FORMA RACIONAL E INTELIGENTE, OS REPRESENTANTES QUE FALAM EM RESOLVER TAIS AFLIÇÕES? TIPO, É ISSO QUE TU QUERES, É ISSO QUE QUEREMOS, ENTÃO VOTAMOS NESTE CANDIDATO, NÃO IMPORTA SE ELE É CONHECIDO OU NÃO, SE É DE GRANDE PARTIDO OU NÃO, É SIMPLESMENTE O CARA QUE ESTÁ FALANDO SOBRE AQUILO QUE QUEREMOS.

QUANDO TEREMOS SABEDORIA SUFICIENTE PARA PERCEBER QUE A EDUCAÇÃO DEVE SER A PRIORIDADE MAIS IMPORTANTE PARA NÓS MESMOS, POIS SOMOS NÓS QUE NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO OCUPAR EMPREGOS QUE EXIGEM MAIS PREPARO???

A NOSSA ECONOMIA ESTÁ BEM, OBRIGADO, MAS NINGUÉM DESTES QUE ESTÁ NO PODER FEZ MAIS DO QUE SUA OBRIGAÇÃO AO AJEITÁ-LA, AFINAL É PARA ISSO QUE ELEGEMOS REPRESENTANTES, PARA QUE ORGANIZEM O QUE SERÁ FEITO COM NOSSO DINHEIRO, NOOOOSSSOOOO DINHEIRO RECOLHIDO PELOS IMPOSTOS.

QUANDO IREMOS TER CORAGEM DE DECIDIR O QUE REALMENTE DEVE SER PRIORIDADE PARA NÓS, E SABEDORIA PARA PERCEBERMOS QUE DE TEMPOS EM TEMPOS ESSAS PRIORIDADES MUDAM, OU AO MENOS DEVERIAM MUDAR???

INFELIZMENTE SOMOS UM DOS PIORES PAÍSES DO MUNDO NO QUESITO EDUCAÇÃO, E CONTINUAREMOS ASSIM POR MAIS 4 ANOS, PELO MENOS.

 QUE M...!!!!! QUE FRUSTRAÇÃO!!!! QUE DECEPÇÃO "COM ESSA GENTE BRONZEADA, QUE INSISTE EM NÃO MOSTRAR O SEU VALOR" (PARODEANDO A MÚSICA)!!!!
TRISTEZA EM VERDE E AMARELO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário